Selecção natural - Selecção natural (AO 1945: Selecção natural) é um processo da evolução proposto por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos conforme evidenciado pelo registo fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo gênico e pressão de mutação.
Sensação - Em epistemologia, a sensação é o impacto de um corpo exterior ao corpo de um animal no corpo do animal. Sensação é reacção física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na activação das áreas primárias do córtex cerebral.
Sentimento - Sentimentos, de forma genérica, são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo directo para o próprio ser ou para interesses correlatos.
Sinapse nervosa - As sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurónios vizinhos se encontram e o estímulo (Impulso Nervoso) passa de um neurónio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
Sistema nervoso central - Em anatomia, chama-se sistema nervoso central (SNC), ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo.
Sistema nervoso parassimpático - Chama-se sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autónomo cujos neurónios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. É o responsável por estimular acções que permitem ao organismo responder a situações de calma, como fazer yoga ou dormir. Essas acções são: a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, a diminuição da adrenalina e a diminuição do açúcar no sangue.
Nervo nervoso periférico - O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). Segundo o Gray, (1858) é constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Os nervos se dividem em três tipos:
§ Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
§ Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
§ Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Socialização - É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas em que o indivíduo se insere.
Sociedade - Em sociologia, uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoasque compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e ageografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.