A

29-04-2012 18:59

 

ADN -  O ácido desoxirribonucleico  (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

 

Áreas pré-frontais - área ou córtex pré-frontal é uma região do cérebro que apresenta o período de desenvolvimento mais prolongado, após o nascimento, em relação a qualquer outra parte do cérebro. É de sua responsabilidade as tarefas cognitivas mais sofisticadas e complexas da mente humana.  

 

Aprendizagem - Aprendizagem é o processo pelo qual as competências,  habilidades,  conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudoexperiênciaformaçãoraciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

 

Afasia - A afasia é uma deterioração da função da linguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e sem deficit intelectual correlativo. Caracteriza-se por dificuldade em nomear pessoas e objetos

 

Afectividade - Afectividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido.

Em psicologia, o termo afectividade é utilizado para designar a susceptibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio. Tem por constituinte fundamental um processo cambiante no âmbito das vivências do sujeito, em sua qualidade de experiências agradáveis ou desagradáveis.

Aprendizagem por insight - Percepção de relações que levam a uma solução de um determinado problema de forma súbita ou repentina.

Aprendizagem vicariante - Neste processo, um organismo aprende um comportamento por meio da observação do comportamento de um outro organismo. Trata-se de um aprendizado não apenas da topografia da resposta, mas também dos estímulos antecedentes e consequentes à resposta do outro organismo. Ver Aprendizagem por Imitação.  Exemplo: Uma criança pequena vê seu irmão mais velho colocando o dedo na tomada e chorando em seguida. Ela não põe o dedo na tomada.

Aprendizagem social - A aprendizagem social traduz-se na capacidade de reproduzir um comportamento observado.  Este tipo deaprendi agem distingue se de outros tipos de aprendizagem por assentar na imitação e,  portanto,  no factode que sem ela tais comportamentos dificilmente seriam apreendidos.

Atenção - Atenção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e selecciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos.

Aptidão - Aptidão  (muitas vezes denotada w em modelos de genética populacional) é um conceito central na teoria da evolução. Descreve a capacidade de um indivíduo de certo genótipo para reprodução, e usualmente é igual à proporção do gene do indivíduo para todos os genes da próxima geração. Se diferenças no genótipo individual afectam a aptidão, então as frequências dos genótipos irão mudar ao longo das gerações; os genótipos com maior aptidão serão mais comuns. Esse processo é chamado de selecção natural.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode